Painel do Mundo
Por Luiz Oliveira (10/08/2022)
"Aprender a aprender. Aprender a desaprender. Aprender a reaprender." Certa vez participei de um curso em que o professor martelava essa sequência de frases até quase se tornar um mantra e é, de fato, uma repetição poderosa se olhada com cuidado. Aprender vem do ato de tomar pra si alguma coisa e é assim que construímos aquilo que sabemos.
Quando colocamos um time na mesa, colocamos também uma quantidade enorme de conhecimento adquirido sobre ele e o esporte. Horas de treino, domínio do peso, grau, altura, atrito, posicionamento, palheta, mesa, bolinha, clima e adversário. Entre tantas variáveis, será que aquilo que foi aprendido ainda faz sentido?
Entra em campo outra repetição comum a quem trabalha com design, tecnologia, startups ou métodos ágeis de trabalho, que combinada à primeira, pode dar ótimos resultados: Teste rápido. Erre rápido. Corrija rápido.
A prática da experimentação é para que os famosos MVPs (Minimum Viable Products) sejam avaliados e corrigidos rapidamente sem gastar muito. O MVP é o mínimo necessário para se garantir o máximo resultado em pouco tempo. E é ele que testamos. No final das contas, o que tem a ver o mantra 1, o mantra 2 e o MVP com o futebol de mesa? Vamos por partes:
Primeiro, é preciso encontrar o mínimo necessário (o MVP) para iniciar o processo, ou seja, palheta, time, bolinha, goleiro, flanela e mesa, para aprender a aprender. Depois de conhecer bem aquilo que definiu como mínimo para aprender, é hora de testar rápido e errar rápido. Os testes e os erros determinarão os pontos a evoluir, o que significa, na prática, aprender a desaprender aquilo que foi aprendido antes. Sem apego. Pois é a partir daqui que o processo se reinicia. Quem desaprende com facilidade tem espaço para corrigir rápido, pois aprendeu a reaprender. E é assim que a máquina funciona.
A essa altura você deve estar se perguntando: mas ser habilidoso e focado no futebol de mesa leva anos e essa coisa de testar, errar e corrigir rápido é insustentável, já que o jogador não pode trocar de time ou outros elementos o tempo todo. Eu te respondo: sim. Tem toda a razão.
O problema é que cada tempo tem apenas 10 minutos. Desaprenda rápido e aprenda a corrigir porque, do contrário, a campainha toca e você terá que se entender por 3 minutos com a derrota antes do próximo processo de aprendizado começar, pois todo jogo te apresenta necessidades de desapego e ações rápidas para correção, que te levam a reaprender o jogo com seu próprio time.
Luiz Oliveira é jogador de 12 toques e membro da diretoria do TMJ/SP. É designer, trabalha com tecnologia e se empolga com facilidade ao ver estratégias bem feitas e análises de dados. Palmeirense desde sempre, professor universitário durante 7 anos, baixista e dj por diversão, além de ser um eterno estudante que está sempre atrás de algo novo para se aprofundar..
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