Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
 Por Julio Simi Neto (01/04/2021)

A vida dos outros.

Em nossos treinos semanais sempre existe um espaço para falar das equipes e botonistas adversários. Isso também ocorre principalmente no final de temporada para saber quais serão as mudanças e a troca de camisa entre botonistas e os clubes. Foi assim numa conversa entre uma cerveja e outra que um amigo e botonista do nosso clube disse com detalhes e sabedoria o que iria acontecer na nova temporada entre os adversários. Após ouvir com atenção, um outro amigo que estava na roda disse em tom de gozação: - “Caramba !! Você está bem informado, hein? Sabe tudo da vida dos outros!” 
 
“Opa! A vida dos outros !!?? Eu que estava de botuca na conversa  tive a imediata lembrança de um filme marcante. Trata-se da película intitulada “A vida dos outros” de produção alemã lançada em 2006, escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck. Digo com firmeza que é um grande drama, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007 incluindo outros prêmios.
 
O que você irá ver nesta fita que se passa nos anos 80 na Alemanha Oriental é um retrato do forte regime comunista. Neste período o governo da Alemanha Oriental tinha uma intensa obsessão em controlar detalhadamente a sua população. Foi assim que a Stasi, a severa polícia política resolve vigiar 24 horas a mando do Ministro da Cultura um casal sendo o famoso teatrólogo Georg Dreyman (Sebastian Koch) e a sua namorada a bela atriz Christa-Maria (Martina Gedeck).
 
O governo acredita que o casal esteja enviando textos contra o regime para o outro lado do muro. Para apurar melhor essa suspeita, a Stasi envia um policial obcecado e severo na execução das ordens recebidas pelos seus superiores. Trata-se do calculista, o capitão Gerd Wiesler (o ótimo ator Ulrich Muhe), um militar solitário, frio e fiel ao regime. Porem, com o tempo ao ouvir secretamente a vida do casal, ele vai ficando fascinado pelas suas vidas e personalidades, pondo com isso em risco o seu emprego ao confrontar as ordens recebidas. 
 
“A Vida dos Outros” é um filme genial e sensível, onde as atitudes podem ser mudadas diante da onipotência de um Estado totalitário. Este é sem duvida, um dos mais importantes filmes alemães dos últimos tempos. Se você gostou da resenha, vá na plataforma da Amazon Prime Vídeo e confira já! 


A vida dos outro (Título original: Das leben der anderen):
Columbia. (2006) Alemanha

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.
Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: