Saudações amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna dessa semana está ligado ao "extra campo". Assim como no Futebol, farrear à noite antes de um torneio atrapalha?
Vamos lá: dos meus 15 aos 20 anos de idade eu sempre saía aos finais de semana. Bares, balada, às vezes exagerava na bebida e no horário, mesmo sabendo que tinha torneio na manhã do dia seguinte. Já joguei campeonatos em que cheguei da noite direto pra viajar pra jogar.
Em campeonatos brasileiros, como jogamos na categoria adulto, só começam as disputas no período da tarde, o que faz com que muita gente caia na gandaia nas noites pré-jogo. Isso atrapalha? Difícil dizer, vai de cada um. Pra mim, batia aquele remorso de não ter descansado ou a ressaca por causa de bebida, perdia o café da manhã do hotel, coisas do tipo. Mas quando chegava na mesa, desligava a chave "balada" e ligava o "modo competição".
Quase todas as vezes que eu consegui fazer isso, eu fui muito bem. Dois títulos brasileiros que conquistei, 2004 e 2007, foram em meio às baladas. O que eu percebia? Que quando saía na noite anterior, mesmo dormindo pouco e acordando de ressaca, eu tinha campanhas muito boas, pelo estado físico que me encontrava eu sentia menos pressão, mais tranquilidade e assim jogava a pressão para o adversário. Tem muita gente que vai para um torneio de alto nível super concentrado, aproveitando de uma forma muito mais moderada. Isso também tem que ser respeitado.
Portanto, amigos, aproveitem do jeito que achem que devam aproveitar. Bebendo ou não, caindo na noite ou não, de ressaca ou não. Mas com a responsabilidade de comparecer no dia seguinte e fazer o que está acima de qualquer balada, praticar o Futebol de Mesa.
Grande abraço a todos!