Saudações amigos do Mundo Botonista! Retomando às colunas, vou comentar hoje sobre um dos temas mais discutidos dos últimos 2 anos, os zagueiros chamados de "batatões" ou de "becões" - aqueles botões de defesa com até 8mm de altura e muito pesados. Afinal, no futebol de mesa, tamanho é documento?
Pra quem acha que isso é uma novidade dos últimos 2 anos, vou comentar sobre um amigo nosso aqui de Socorro. Ademarzinho, jogador do Clube XV de Agosto, já joga com os botões de altura 8 milímetros desde o início dos anos 2000. Ele tem botões que variam de grau 16 até grau 34! É uma loucura, mas ele só joga com os botões na altura máxima.
Agora, retomando ao assunto em relação à utilidade dos zagueirões, às vezes fechados, com pouca cava pra não se deslocarem a ponto do adversário não conseguir abrir a defesa, temos alguns pontos favoráveis e mas também aspectos negativos. Vamos a eles.
Às vezes, os botões podem atrapalhar em um lance ou outro, quando um atleta tenta passar pela defesa e se complica, tendo que chutar com a mão apoiada no botão adversário. Na minha opinião, essa é a única grande vantagem. Por outro lado, vejo diversos pontos desfavoráveis como a jogabilidade, o controle da força, a precisão e a limitação de jogadas.
O controle num toque de bola com o zagueirão é muito mais difícil. É preciso uma sensibilidade e um controle da força do toque bem acima da média. Se acontecer uma situação em que o botão tenha que ir ao ataque e fazer um chute a gol, já se percebe no rosto do atleta o desânimo pela dificuldade que é fazer um gol.
Em relação à limitação, o jogador fica praticamente o jogo todo sem usar os zagueiros, resumindo, jogando somente com os botões de ataque. Eu costumo sempre dizer: "Prefiro jogar com 10 botões do que somente com 5". É lógico que essa é uma opinião pessoal minha. Até tenho times com os zagueirões, mas somente por lazer, por brincadeira, pois não gosto nem um pouco da experiência rsrsrs. E vocês, o que acham dos becões? Deixem seus comentários aqui no Painel do Mundo, compartilhem seus conhecimentos. Vamos ampliar este debate.
Grande abraço a todos!