Painel do Mundo
Por Carlos Cláudio Castro (16/07/2021)
Hoje temos um interessante questionamento feito pelo botonista Cassio Erbisti, atleta do Clube XV de Agosto, de Socorro, SP, lenda viva do Futebol de Mesa. Observe o botão fora de campo, na pista lateral, Foto 1.
Depois de um chute a gol, ou um acionamento, a bolinha vem e bate nesse botão que está fora do campo. Veja que o botão está fora, mas tinha um espaço para a bola bater no botão, sem sua base sair do campo,
Foto 2.
A bolinha, então, volta e fica na posição mostrada na Foto 3. E agora? Foi lateral porque o botão estava fora do campo ou segue o jogo?
Como nos diz o Artigo 50, “para efeito de definição de bola além das linhas limítrofes do campo de jogo, considerar-se-á apenas o ponto de apoio da bola, que é aquele determinado pela parte da bola em contato com a superfície da mesa.”
Além do mais, conforme consta no Artigo 33, “botão que se encontre total ou parcialmente nas pistas laterais ou de fundo, por qualquer motivo, seja por acionamento, impacto de outro botão, punição, queda da mesa de jogo ou toque no alambrado, está apto a participar do jogo a qualquer momento.”
Portanto, respondendo à questão proposta, como a base da bolinha não ultrapassou totalmente a linha lateral e o botão que está fora de campo encontra-se apto a participar do jogo, segue o lance, com posse de bola para quem de direito, de acordo com o que aconteceu na jogada.
Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 33; Artigo 50.