Painel do Mundo
Por Alex Monteiro (29/06/2021)
De todos os tipos de times de botão que conheço, acredito que a montagem dos times de vidrilhas seja a mais divertida de ser realizada. Não tão simples quanto adesivar os times de plástico e nem tão complexa quanto a precisão dos acrilicos; as queridas tampas nos dão a oportunidade de criarmos nossos times de uma maneira bem artesanal e prazerosa; tão famosas e acessíveis, as ‘lentes’ fazem parte de imensas coleções de times. Com elas podemos criar desde torneios estaduais, nacionais até Copas do Mundo.
Meu desejo nesta coluna é compartilhar com todos os seguidores do Mundo Botonista um tutorial básico para o nascimento dos times. Peço antecipadamente que qualquer sugestão no processo nos seja enviada, por gentileza. Quanto mais botonistas surgirem e mais experiencias forem compartilhadas, teremos a certeza que estamos todos no caminho certo para manter o nosso tão amado jogo vivo.
Vou resumir o processo em alguns passos e materiais necessários para a montagem de times de 45mm.
Material
1) Artes impressas em papel fotográfico
2) Fita dupla-face
3) Tesoura ou cortador circular
4) Lentes novas
5) Esponja
6) Pincel
7) Tinta
8) Lixa
Passo a Passo
1) O 1º passo seria a impressão das artes em papel fotográfico (eu gosto de usar o papel sem brilho e de 170g). Para as vidrilhas de 45mm é recomendado um diâmetro entre 38 e 40mm, dependendo do tipo de arte. Existem diversas artistas que produzem, disponibilizam, vendem individualmente ou em pacotes, clubes mensais, etc. as suas artes. Quem não tem a habilidade com editores gráficos existem muitos modelos no mundo do botão.
2) Após a impressão, devemos colar o lado impresso das artes sobre a fita dupla-face (eu gosto de deixar umas duas horas embaixo de livros pesados para ajudar na fixação. Facilita na hora do corte)
3) Passamos para o corte, uma tesoura bem afiada e anti-aderente ajuda muito, evitando o acúmulo da cola da fita após os recortes.
4) O próximo passo será adesivar a arte pela parte de trás da vidrilha. Eu uso uma esponja onde, após descolar todo o papel protetor da fita dupla-face, deixo a arte solta e venho com a vidrilha centralizando o local certo de colarmos. Tendo centralizado, pressiono a vidrilha na arte sobre a esponja.
5) Após a adesivação, talvez surjam pequenas marcas, eu costumo esfregar do centro para fora cobrindo todo o círculo para retirá-las. Antes de prosseguir para o próximo passo, que seria a pintura, deixo todas as vidrilhas "descansando" por 1 ou 2 dias, pois esporadicamente novas marcas podem surgir e após esse tempo fica fácil de removermos passando o dedo.
6) Para a pintura, devemos pintar a parte de trás do botão como forma de termos o "short" do time. Utilizo tinta acrílica (existem diversas marcas e tipos disponíveis) e, geralmente, passo duas mãos de tinta para ter certeza que toda a borda do botão será coberta.
7) Após finalizarmos o processo com a tinta, devemos deixar os botões secarem (gosto de aguardar um dia para ter certeza que o botão ficou bem seco, evitando que um cole no outro)
8) Feitas as etapas acima, devemos tirar o excesso de tinta lixando os botões. Depois com um bom polimento e uma boa flanela eles estarão prontos para entrarem em campo.
Muitas ligas amadoras jogam com os times de vidrilha, elas são atualmente uma grande porta de entrada para novos jogadores e antigos apaixonados. Espero que tenha sido útil esse passo-a-passo. Quem souber de alguma informação adicional por favor comente abaixo.
Um grande abraço! Nos reencontraremos em duas semanas. Tocando e puxando a corda!