Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (04/08/2021)
Quando terminou mais um sábado de treinos em nosso espaço, um dos amigos botonistas que ali estavam, antes de recolher seu time, olhou para o seu adversário de mesa e disse: mais uma rodada?
Eu que estava no fundão da sala, ao ouvir essa frase, lembrei um interessante drama dinamarquês, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2021, intitulado “Druk –Mais Uma Rodada”, do competente diretor Thomas Vinterberg.
O que você irá ver neste filme é um professor de história, de um colégio localizado numa bela cidade dinamarquesa, chamado Martin (ótimo Mads Mikkelsen). Ele está sem ânimo e depressivo para dar aula, está sentindo que a rotina de seu método de ensino já não agrada mais os alunos. O interessante é que Martin (Mikkelsen) percebe que seus outros três amigos, também professores do colégio, estão na mesma situação, mas Martin é o pior deles.
Sendo assim, certo dia, eles se reúnem para discutir uma saída com objetivo de resolver essa situação, já que Martin era o mais triste. O quarteto então resolve entrar numa teoria de um pesquisador de que o corpo humano precisa de 0,5% de álcool no sangue para se sentir feliz. E assim, eles começam, antes de entrar na sala de aula, a tomar uma dose de qualquer bebida alcoólica. O resultado é positivo e assim, sem ninguém perceber, o ritmo e o método de ensino vai mudando, com isso o quarteto se solta e começa a aplicar um ensino diferenciado que os alunos aprovam.
Acontece que com o passar do tempo, esse método foge do controle, começam as discussões em família e aí eles sentem que já estão à beira do alcoolismo! “Druk – Mais Uma Rodada” é genial, inteligente e possui fortes argumentos para uma reflexão. A atuação dos atores que compõem o quarteto de professores é espetacular. Enfim, pode conferir esse belo drama na plataforma do Now que você não irá se arrepender.
Druk - mais uma rodada. (Título original: Druk.)
Norkdisk Film & September Film (2020). Dinamarca, Holanda e Suécia