Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Alex Monteiro (17/08/2021)

Ingresso, uma paixão em extinção


Venda online. Fila virtual. Facilidade. Comodidade. Rapidez. Tendência. Divulgação. Simplicidade. Se for parar para listar todos os beneficios da comercialização de ingressos virtuais a comparação tornaria-se uma grande covardia. Mas (e tudo que vem antes do “mas” não tem valor algum) muito mais que um simples pedaço de papel, os quase extintos ingressos físicos carregam consigo lembranças, memórias e momentos inesquecíveis na vida de todo apaixonado pelo futebol.


Não estou aqui para defender o melhor ou pior modelo de vendas, até porque a luta contra a modernização do futebol e a valorização de suas origens está cada dia mais difícil de ser vencida. Quero apenas escrever algumas palavras e homenagear esse simples objeto. Por vezes de papel, ora magnético mas sempre cheio de sentimentos, alegres ou tristes, mas marcados nas nossas vidas.


Sendo carioca, cresci na luta para estar nos jogos, obviamente nas arquibancadas do Maracanã. Lembro perfeitamente quando não existia as vendas antecipadas, nos jogos decisivos e grandes clássicos a saída sempre foi chegar cedo, enfrentar as enormes filas e comprar o tão simples mas tão cobiçado objeto.


Um final de Taça Guanabara, Taça Rio, Final de Carioca eram certeza de dificuldades em entrar no estádio. Isso sem contar as maravilhas dos anos 90, como a geral sendo aberta no 2º tempo para o povo, os cambistas trocando cadeiras por arquibancadas, ingressos falsificados, o pulo na roleta enfim lembranças que só quem teve essa experiência pode compartilhar. 


Enquanto escrevo me recordo de diversos jogos onde aquele dia poderia virar uma crônica, mas deixar outros jogos de fora não seria uma atitude justa. Esse Maracanã moderninho jamais saberá o prazer dos torcedores após passar da roleta, olhar para trás e dizer “Estamos dentro!”.


Quantos ingressos guardados com bastante carinho que quando paro para organizá-los me trazem grande recordações de momentos, amigos, gols, bolas na trave, chutes para fora, expulsões, títulos, derrotas, muita coisa presente simples objeto, por vezes de papel, oras magnético mas sempre cheio de sentimentos, alegres ou tristes, mas marcados nas nossas vidas.


Fica aqui a minha homenagem e tristeza em saber que a completa extinção se aproxima. Season tickets, programas de sócios, aumento dos preços tudo contribui para isso. Para aqueles que viveram esses momentos e sempre lutaram para entrar nos estádios, parabéns! Nós vivemos a cultura do futebol.


Fica aqui a minha homenagem e tristeza em saber que a completa extinção se aproxima. Season tickets, programas de sócios, aumento dos preços tudo contribui para isso. Para aqueles que viveram esses momentos e sempre lutaram para entrar nos estádios, parabéns! Nós vivemos a cultura do futebol. E você? Qual lembrança um ingresso lhe traz?


Um grande abraço! Nos reencontramos em duas semanas. Tocando e puxando a corda!


Biblioteca de "Meu mundo e nada mais"
Reler publicações anteriores de Alex Monteiro
Alex Monteiro é um carioca radicado nos Estados Unidos, profissional do mercado financeiro e absolutamente apaixonado pelas coisas do futebol - dentre as quais, naturalmente, está o futebol de botão. Entre tantos episódios deste amor muito bem correspondido, em 2019 fundou em New York, ao lado do amigo Luis Castello, a Play Button Soccer, que organiza torneios de futebol de botão nos EUA e oferece suporte aos adeptos que queiram praticar o esporte na terra do Tio Sam. 
....................................
contact@playbuttonsoccer.com
www.playbuttonsoccer.com
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: