Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (05/11/2021)

Nuances do goleiro, parte II.

“Quando eu atraso uma bola para o goleiro e ela sai da pequena área, bate no botão que atrasou ou em outro do próprio time - eu posso jogar com o goleiro ou tenho que jogar com um botão? E no caso da mesma situação, mas com o goleiro fora da pequena área?” Questão colocada, com intuito de esclarecimento aos botonistas, por uma lenda viva do Futebol de Mesa, José Cássio Erbisti, atleta do XV de Agosto, de Socorro, São Paulo. 


O acionamento da bolinha pode ser feito pelo goleiro, basicamente, em quatro situações: 


1. Se a bola parar dentro da pequena área. Nesse caso, só o goleiro pode ser usado para o acionamento. Claro, se o time ao qual ele pertence ainda tiver toque(s) a fazer, na contagem coletiva. 


2. Após um chute a gol, a bola ficando nos limites da grande área de quem recebeu o chute. 


3. Para bater um tiro de meta, se o botonista preferir, ao invés de usar um botão. 


4. Quando a bola, em jogo, tocar por último no goleiro e ficar nos limites de sua grande área. Essa última situação é o caso, por exemplo, do recuo ao qual se refere a questão colocada pelo Cássio. Se, após tal recuo, a bolinha bater de volta em um botão do mesmo time, o goleiro deixa de ser o último componente em que ela tocou. Então, um botão deve ser usado, exceto se a bolinha, depois de bater no botão, ficar na pequena área. Aí é do goleiro. 


Portanto, respondendo diretamente à indagação proposta, se após o recuo para o goleiro, inclusive estando ele fora da pequena área, a bolinha voltar e tocar em qualquer botão do mesmo time, mesmo ficando nos limites da grande área, deverá ser acionada por um botão, exceto se estacionar nos limites da pequena área, quando passa a ser do goleiro, obrigatoriamente. 


Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Itens 34.2 e 34.3.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 11 de abril de 2025
Losers
Por Roberto Lara Rodrigues 9 de abril de 2025
Jeito & Força
Por José Jorge Farah Neto 7 de abril de 2025
CBFM em ação
Por Claudio Pinho 1 de abril de 2025
Fala sério
Mostrar mais
Share by: